A Associação dos Servidores Policiais Militares do Batalhão de Trânsito – ASSETRAN é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 11 de março de 1997, denominando-se, inicialmente, como FUNCOOP. Seu objetivo inicial era a concessão de pequenos empréstimos.

Hoje, podem ser sócios da ASSETRAN qualquer militar estadual, seja ele policial militar ou bombeiro militar (ativos e inativos), independente de pertencerem ao quadro e efetivo do BPTran.

Ao longo desses anos de existência, a ASSETRAN buscou avançar na qualidade dos serviços prestados aos seus sócios, firmando vários convênio e parcerias com planos de saúde, planos odontológicos, planos de telefonia móvel, farmácias, óticas, entidades de lazer e faculdades.

Além disso, recentemente foi contratada uma equipe de advogados para prestar assistência jurídica completa aos associados, bem como a seus dependentes legais. A associação também conta com uma academia de musculação própria, totalmente reformada e com uma aparelhagem moderna.

Em 2009 a ASSETRAN passou por uma grande mudança em sua estrutura organizacional. Isso porque ocorreu a primeira eleição para a escolha de sua diretoria. Assim a associação deixou de ser gerenciada diretamente pelo alto comando do BPTran e passou a contar com diretores eleitos pelos próprios associados.

A primeira diretoria a assumir a frente dessa nova ASSETRAN foi composta pelos seguintes militares:

* Sub ten Celso Monteiro Berlinck – Presidente;

* Sgt Weber Trabach Braga – Vice-Presidente;

* Ten Flaviana Grolla – Diretora Financeira

* Sd Rosângela Simmer – Diretora Administrativa

Já o Conselho Fiscal ficou a cargo de:

* Sd Evandro Dias Machado;

* Cb João Gomes Soares Neto;

* Sd Cláudia Corteletti.

A adoção desse processo democrático permitiu-lhe um considerado crescimento, já que passou a contra com sede independente e a valorizar ainda mais os anseios de seus associados. Com um olhar amplo e voltado para as prioritárias necessidades de seu grupo, passou a trabalhar com o objetivo de satisfazê-las. Sendo assim, atendeu uma reivindicação antiga de seus sócios, que era a contratação de uma assessoria jurídica completa. E mais, assinou contrato com faculdades, com um plano de telefonia móvel, com um dos mais conceituados planos de saúde de nosso Estado, além de reformar e equipar com novos aparelhos sua academia de musculação.

Hoje a ASSETRAN possui mais de 1.480 (um mil, quatrocentos e oitenta) associados, que acreditam na força que juntos têm. O crescimento da associação e a qualidade na prestação de seus serviços a tem colocado em posição de destaque dentro da Polícia Militar do Espírito Santo. Foi com muito trabalho, compromisso, coragem e dedicação que chegou até aqui. E com essas mesmas qualidades a ASSETRAN pretende alcançar um futuro de sucesso para seus associados.