Assetran participa da formatura do XI Curso de Controle de Distúrbios Civis da Polícia Militar

Segunda-feira, 27 de Junho de 2022

A ASSETRAN esteve representada pelo seu presidente Celso Monteiro Berlinck e pelo vice-presidente Weber Trabach Braga na tarde desta segunda-feira (27) na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME), em Jardim América, da Polícia Militar do Espírito Santo, na formatura do XI Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC/2022).

O CDC já faz parte de uma doutrina capixaba de policiamento, pois prepara o público especializado para ações de distúrbios, choque, controle civil e manutenção da ordem pública. Segundo o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a capacitação é muito importante para a manutenção da higidez e do preparo da tropa especializada para ações de choque.

“A tropa preparada para atuar em ocorrência de distúrbios civis normalmente é acionada quando a possiblidade de emprego dos demais recursos operacionais já se esgotou, além disso, precisa atuar com técnica apurada em situações extremamente complexas, o que torna importante a constante qualificação para esse tipo de ação”, pontuou o coronel Douglas Caus.

O comandante do BME, tenente-coronel Rogério, relembrou a árdua formação teórica e prática que capacitou os formandos para atuar em variados cenários de distúrbios civis, como operações de reintegração de posse urbana e rural, intervenções em estabelecimentos prisionais, operações de controle de distúrbios e multidões, dentro outros.

“Após seis semanas de jornada, entregamos para a sociedade capixaba mais uma turma de operadores de segurança pública formada no CDC, curso este que visa preparar física, técnica e psicologicamente para a atuação em cenários caóticos”, destacou o comandante do BME.  

O presidente da ASSETRAN, sub tenente RR Celso Monteiro Berlinck, parabenizou os formandos. "Uma nova conquista que traz muito orgulho não só aos parentes, mas a toda a corporação dada a dedicação e compromisso em busca de aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional".

Com carga horária de 338 horas/aula, o curso teve disciplinas fundamentais para a ação no controle efetivo de distúrbios civis, como Técnica de CDC, Tática de CDC, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Legislação de CDC, Policiamento em Eventos, Armamento e Equipamento de CDC, Tiro Policial Aplicado ao CDC, Operações Aéreas e Atendimento Pré-Hospitalar Tático.